Como amortizar dívidas na compra de um loteamento

Muitas pessoas buscam o financiamento imobiliário com o propósito de transformar seus sonhos em realidade. Seja a aspiração de conquistar a casa própria ou de empreender e se tornar o proprietário de seu próprio negócio por meio da aquisição de loteamentos.

No entanto, ao longo desse período, alguns fatores podem mudar, assim como a situação do comprador. Nesse sentido, é importante ter conhecimento sobre o tema mencionado acima.

Para começar, é importante que você saiba que a amortização de um financiamento se refere a uma estratégia que favorece o devedor com a diminuição do valor original da dívida.

A cada parcela paga, uma quantia do saldo devedor é quitada, mas a amortização não se resume a apenas isso. 

Outra alternativa é adiantar pagamentos de algumas parcelas utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o que o isenta de arcar com juros e taxas já inclusas nas prestações. Esse é um direito garantido por lei, de modo que os bancos não podem se negar a receber antecipadamente os valores e aplicar os descontos de juros previstos em contrato.

Em geral, a amortização pode ser feita usando duas modalidades: a Tabela SAC, com reajustes realizados conforme a taxa referencial (com uma amortização decrescente, já que os juros caem ao longo do financiamento); e a Tabela Price, que apresenta parcelas fixas, mas que são mais elevadas (nesse caso, enquanto as parcelas do financiamento permanecem fixas até o final do contrato, os juros são amortizados de maneira crescente).

Lembre-se que não há modalidade melhor do que a outra, a escolha deve ser feita levando em consideração se o comprador/devedor deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o financiamento o mais rápido possível.

Assim, existem dois caminhos a serem considerados: diminuir o valor das parcelas ou optar por reduzir o tempo de financiamento. Além disso, não se esqueça de analisar cuidadosamente qual caminho será mais viável dentro de suas condições e contexto.

Viu só? Agora que você já sabe do que se trata e como funciona, será capaz de tomar as melhores decisões e encontrar maneiras de economizar. E para saber mais sobre outras tendências do mercado imobiliário, leia outros artigos e entenda como o Grupo Sinop pode te ajudar!

Compartilhe:

Você também pode gostar